quinta-feira, novembro 29, 2007

CPMF : Por que sou contra e por que sou a favor ?

- Há um grande debate hoje em dia sobre a CPMF , agora que está vencendo seu prazo de validade enquanto cobrança , o fato é discutivel e o imposto ''provisório'' pode se extinguir trazendo a curto prazo muito mais prejúizos do que beneficios .

- Que fique bem claro que eu acho ( eu e a torcida do Flamengo) , que é um porre ter que pagar CPMF , cada vez que voce vai tirar dinheiro no banco ou fazer um transferencia , mas então por que o fim dela seria tão prejudicial ?

- Primeiro argumento : O Orçamento da União de 2008 já foi votado , aprovado na Camara e no Senado federal , e encaminhado para o TCU para seguir em frente para controle dos gastos ( que sim são altos e devem ser mesmo pois nao devemos querer um estado minimo tal qual o ultimo governo praticou e abusou disto )

- Segundo Argumento : A CPMF foi feita no intuito de beneficiar a saude pública, por que esta era a idéia de Adib Jatene quando a criou e a enviou . É claro que a saúde pública anda falida , mas o repasse do dinheiro do imposto compete aos estados , e nao a União , que apenas recolhe o dinheiro . Portanto acabar com a cobrança representa menos dinheiro repassado para o SUS.

- Terceiro Argumento : O que não pode acontecer neste caso é a hipocrisia do partido que criou a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira , que segundo as palavras de Fernando Henrique Cardoso : " A CPMF era boa no meu governo , neste não é '', e senadores como o lamentável Arthur Virgilio que foi um dos maiores defensores do imposto na época de sua criação e ser agora o cão de guarda da oposição nas votações daqui a 1 semana.

- Quarto Argumento : O que pesa contra a CPMF é sua taxa básica alta , e ser um dos milhões de impostos que o brasileiro paga , nos tornando a maior carga tributária do mundo , sendo que leva-se 5 meses do ano para o brasileiro médio trabalhar apenas para pagar impostos.

- Quinto e ultimo argumento : Não pode tambem o Ministro da Fazenda ,Guido Mantega , ameaçar os senadores com o medo da criaçao de mais impostos , caso o imposto seja desfeito . Não é de todo errado a criaçao de outros encargos em detrimento do fim deste , mas não é de ameaças que se faz uma economia grande, de PIB de 1 trilhão de U$$ , feito a nossa. Isto pode acarretar em fatores negativos como queda da bolsa , fuga de investidores e aumento na taxa de juros para controle da inflaçao .

- Tudo que a oposição quer é acabar com a CPMF para desestabilizar o pais na véspera de um ano eleitoral importanstissimo, tudo bem que acordo em diminiui-la ate 2011 para 0,32 % seria um argumento fortíssimo em qualquer lugar do mundo para aprovação , mas não é de bom senso que a direita brasileira se faz ,então isto não acontecerá de fato .

- O ideal para acontecer deve ser a votaçao já em primeiro semestre do orçamento de 2009 , não prevendo a CPMF , nos gastos públicos , ou entao a diminuição desta gradativamente .

- O fato é que nao é de agrado de todos , mas no exato o momento sou a favor da CPMF ... Por mais que desteste vê-la no meu extrato !



PS : Pela primeira vez o Brasil atinge um índice de desenvolvimento humano (IDH) medido pela ONU , no patamar exato de 0,800 , o que nos põe como desenvolvidos , mas a imprensa no intuito de rebaixar o pais prefere noticiar a queda no ranking ao invés da evolução do nosso país . Depois não querem que chamem a imprensa de golpista . Sei . O Sr.Willian Waack é um jornalista vergonhoso , aprendiz de Bóris Casoy . Pois foi no Jornal da Globo a unica matéria contra a comemoração da subida do indice .


PS 2 : Quero ver como o próximo governo vai se comportar sem a Bolsa-Familia e a CPMF . Se não for um governista atual ......é melhor rebobinar o fim dos anos 90 , ou pior o fim dos 80 ...
O certo é : O governo acerta muito , os erros são poucos ,mas muito grandes, e ainda há muito o que fazer , caso que se o proximo governo for de um partido de oposição é melhor arrumar as malas ....


PS 3 : Vergonhoso realmente é como se comporta o ex-presidente FHC , não satisfeito em deixar o pais do jeito que deixou , ainda se torna preconceituoso com o aumento da idade e da caduquice , falando que o governo não cuida de educação ....foi no governo dele que se criou o ProUni né ?, hum , e Paulo Renato não destruiu a educação no país nao é ? ......o sociologo (cuja profissao deve ter esquecido no palanque das diretas em 84) vive num mundo de fantasia , cujo partido desestruturado mantem seu curral eleitoral na politica café-com-leite ( SP e MG) . O presidente Lula deveria falar para ele o '' Y por que no te callas ? '' deferido pelo El Rey contra seu Criollo (Aliás , ato condenado até nos EUA , menos aqui ... muito estranha essa imprensa independente brasileira) .


PS 4 : A Record foi a única que se manifestou mostrando a opinião do povo contra FHC !
Será que é disto que a Venus Platinada tanto teme ? O povo que ela manipulou durante anos ? Que agora com a internet foge da sua ignorancia televisiva como Zorra Total e Malhação ? Que desencadeou na crise de audiencia da eterna lider ? Acho que o caminho está por ai ... pela contestação e o fim do monopólio ....
''O povo não é bobo .....''

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sou contra! Totalmente contra!
Por que o povo tem que pagar? Por que não são os bancos que pagam?

Aaaaaah
Não quero nem entrar no aspecto político ou jurídico do assunto.

É injusto, é uma palhaçada a prorrogação do tributo e não há nada pior na vida do que a sensação constante de que os bancos ou o governo estão te roubando alguns trocados.

Tenho dito.

10:12 AM  
Blogger Diogo Miceli said...

Bem, sou contra em alguns pontos e a favor em outros. À guisa de ilustração meu caro irmão: acho o Paulo Renato um dos melhores senão o melhor ministro da edudação que tivemos, haja vista ter sido dele o plano inicial de universalizar nossa educação. Ainda tem muito melhorar, óbvio. Mas a taxa de crianças brasileiras nas escolas é uma das maiores do mundo.

E mais uma coisa: nossa economia tá na ordem de 1.7 trilhão de dólares americanos. Aproximadamente 2.7 trilhões de reais. E nossa carga tributária não é a mais alta. A dos países anglo-saxônicos, nórdicos e germânicos é a mais alta. E pra quem for comentar: não, os EUA não "providenciam todo o serviço público pro povo". Ao contrário.

Mas, no restante, excelente texto, como sempre.

11:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

PAULO RENATO DESTRUIU O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL !!! OU vcs nao lembram do sr. Henrique Vilhena na ufrj ????
Espero q vc repense sobre este lamentavel ser q passou no ministerio !

11:41 PM  

Postar um comentário

<< Home