domingo, junho 08, 2008

Bemóis , Sustenidos & Semi-Tonados : Tomo II - BRock

- Hoje vou falar sobre um tema polemico , mas ao mesmo tempo importante para a cultura nacional , o qual se trata é o rock nacional . Estilo que foi levado a sério apenas em 2 décadas em quase 5 de existencia . E esta que vivemos não é diferente tamanha a falta de qualidade das bandas atuais e decadencia das clássicas .

- Nos anos 60 , a Jovem Guarda surgiu como um movimento inocente e musicalmente fraco , se descando pouquissimos após o fim do auge , que claro podemos destacar o cantor brasileiro REALMENTE mais popular de todos os tempos , que é claro , Roberto Carlos . Já no fim desta mesma decada o ''Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band '' cai como uma bomba no mundo inteiro , principalmente no ouvido de 3 irmãos paulistas e uma menina filha de americanos . Estava formada a força matriz do rock nacional , chamada Mutantes . Um certo baiano que se amarrava em Bob Dylan e Elvis Presley começava a se afastar do Iê-iê-iê e estabelecer uma identidade musical nunca antes vista no Brasil .

- Nos anos 70 , Raul Seixas foi o nome principal do movimento , que ainda contava com os Mutantes em constante troca de integrantes com albuns excelentes sendo renegados pelo grande público graças a guinada ao progressivo , e a ex-integrante (ir)Rita Lee , soltando albuns clássicos um atras do outro junto com os talentosissimos Luis Carlini , Wander Taffo e Lee Marcucci ( os dois ultimos formariam o Rádio Taxi nos anos 80) com estes formando o Tutti-Frutti . Ainda podemos destacar a formaçao clássica d'O Terço soltando dois petardos chamados Criaturas da Noite ( nome plagiado pelo Kiss nos anos 80) e Casa Encantada . Em 1977 ,o movimento Punk explode na Inglaterra , trazido pelos Ramones , e atinge como uma bomba atomica os cantos
sujos de concreto da jovem capital tupiniquim .

- Um movimento começa timido em Brasília e São Paulo , mas o que vem estourar no inicio dos 80's é uma versão mais dançante desta que seria a new wave da Blitz e Gang 90 . Mas uma certa banda carioca não de punk nem de new wave começa a se destacar pela qualidade das letras e pelo seu guitarrista talentoso . O Barão Vermelho lidera o inicio do movimento do que viria a se batizar de BRock . Inúmeras bandas surgem estouram , se fosse contar a qualidade seria impossivel mas certamente Rio de Janeiro em pequena parte , São Paulo , Brasilia que seria o berço das duas mais populares ( Paralamas do Sucesso e Legião Urbana) e Porto Alegre que é pouquissimo citada mas de igual importancia . O rock nunca fora tão popular quanto esta época , fazendo RPM e Ultraje a Rigor venderem 5 milhões de discos juntos em 86 e 87 .

- Veio a era Sarney , e inicio do fim do auge , e com o inicio do Governo desastroso de Fernando Collor de Mello , veio a era sertaneja tomar o lugar do rock no dial das rádios . No inicio dos anos 90 as bandas sobreviventes faziam discos não compreendidos ( Titãs com Tudo ao Mesmo Tempo Agora e Titanomaquia) , viviam em crise interna gravissima ( Legião Urbana e a trágica turnê do disco V) ou faziam sucesso sim , mas só que na Argentina ( Paralamas com os discos Os Grãos e Severino ) . Até 1994 o rock viveu indo ladeira abaixo , mas 4 discos deste ano viriam salvar a honra nacional ( Raimundos , Sepultura - Chaos AD , Planet Hemp - Usuário e Skank - Calango , este ultimo fazendo que 7 singles fossem numero 1 nas radios , fato que nao acontecia desde de o ''Nós vamos invadir sua praia '' de Roger Moreira e Cia.) .

- Ao longo da decada , as bandas tradicionais fizeram sucesso mudando compelamente o som ( Titas e Barao ) , terminavam de forma melancolica mas de alta qualidade ( Legião Urbana e os discos quase gemeos "A Tempestade'' e "Uma Outra Estação") ou se mantendo no auge sem fazer concessões na sonoridade ( Paralamas com ''9 Luas'' é seu maior exemplo) . Novas bandas surgiam e se mantinham no alto , destaque para Chico Science e Nação Zumbi ,Pato Fu e O Rappa .

- Na virada do século o pop teen infesta as radios como uma epidemia de ebola na Africa Ocidental , fazendo danos permanentes aos ouvidos daqueles que foram afetados tal qual o tenebroso virús . E o rock cada vez menos popular entra de vez em crise com o catastrofico ano de 2001 começado com o boicote das bandas mais populares ao Rock In Rio 3 , continuando com acidente grave de Herbert Vianna em Fevereiro , a morte de Marcelo Frommer em Julho e com chave de ouro , se é que podemos chamar assim esse fato horrível , a morte e especulações dos motivos do fim de Cássia Eller . Alem do atentado a vida de Marcelo Yuka , que o deixou com sequelas permanentes e levando ao ex-baterista d'O Rappa a uma depressão grave que o musico possui até hoje .

- Neste meio tempo as poucas bandas que se destacaram foram Los Hermanos , Nação Zumbi sobrevivendo a morte de Chico Science , e pelo lado negativo CPM 22 e Charlie Brown Junior dando inicio que viria a ser uma das piores épocas do rock nacional . Que é esta que vivemos !

- As reles opçoes no mainstream brazuca são poucas , como Moptop . Hoje a qualidade mora na independencia que podemos destacar claro Cansei de Ser Sexy (CSS) ,Moveis Coloniais de Acaju , Matanza , Vanguart e Mallú Magalhaes mais recentemente .

- De resto vivemos uma ditadura cultural que empurra o "Axé-Trance-HipHop-Emo'' como sinonimos de sucesso e qualidade (?!?!) , que aqueles que não o suportam , como eu , são taxados como alienados . O fim do rock nacional se aproxima de forma veloz e com responsáveis como Rick Bonadio e as gravadoras . E nem Gilberto Gil no MinC resolveu ! Quem iria resolver ?

- Hoje o futuro da musica está no MySpace e no Mp3 , quem não se adaptar fica para trás como o BRock vem fazendo .



. Dicas Músicais :




. Faz Bem pra saúde escutar : R.E.M. - Accelerate

O trio de Athens finalmente lança um album a altura da grande banda que sempre foi . As três primeiras musicas são tão contagiantes e rápidas que não se nota nem a parte mais cadenciada no resto do disco . É fato que quando Peter Buck larga do bandolim e toca guitarra como sabe fazer , um melodista nato como Johnny Marr , e Mike Mills larga o Hammond , para tocar baixo , sendo outro melodista nato ( é só lembrar das linhas de Man on The Moon e Imitaition of Life apenas citando músicas mais conhecidas ) torna esse um disco infinitamente superior aos 3 anteriores . Em suma , desde a sáida de Bill Berry da bateria , o R.E.M. não lançava algo e qualidade tão superior .


. Volta Pro Mar Oferenda : Ana Carolina - Dois Quartos Ao Vivo

Alguem por favor me diga se qualquer pessoa de bom senso atura mais os trinados e a musica , se que podemos chamar assim , de Ana Carolina ? Beira o insuportável o estilão e o modo arrogante que a cantora se porta diante de fãs de ''MPB'' . Infelizmente esse estilo se alastra como um arrastão para cantores(as) de barzinho , já tomados pela bácteria Djavan , que fez surgir coisas horrorosas como Jorge Vercilo ( ou Djavinha como alguns amigos costumavam chamar ) . Se puder evite !!!! Se tiver como jogue fora o disco do amigo que escutar !!!
Sendo bem claro : Ninguém merece Ana Carolina !!!!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Rock nacional pra mim é, nessa ordem: Paralamas, Los Hermanos, Legião, Titãs, Capital Inicial, Barão, CPM 22 e essas bandinhas que vão surgindo por agora.

Matanza é foda! Mas só é rock nacional pq os caras nasceram aqui. O sonho deles era ter nascido no porão de um saloon do Alabama, com uma .22 ao lado do berço.

Ana Carolina não é rock... CSS não conheço mto bem, não posso julgar.

É só!

9:41 AM  

Postar um comentário

<< Home