segunda-feira, outubro 13, 2008

A Crise Iô-Iô : Será o inicio do fim ?

- Acho que nunca falei de economia neste blog , mas vou tentar mesmo sendo leigo , o cenário me inspira a fazer certas considerações pertinentes a realidade da quebradeira , e por que mesmo que alguns insistam , isto JAMAIS aconteceria no Brasil .

- Como sempre alguns ''especialistas'' como hum...Miriam Leitão e seus asseclas , dizem que já estamos vivendo uma maxi-desvalorização como aquela que vivemos em 1999 , que quebrou o país , como efeito da criação do plano Real , e qualquer leigo sabe que foi um alto preço que pagamos pela estabilização da nossa moeda , mas agora que bolsas caem e sobem feito montanhas-russas , o mundo quebra e estamos acompanhando os efeitos que todos irão sentir .

- Seja aqui ou na Suécia , a oferta de crédito vai diminuir , bancos estão sendo estatizados no resto do mundo , o colapso dos sistemas financeiros se resumiu a palavra pânico na ultima semana , e critica-se a equipe economica do governo por reunir o G-20 . A imprensa controlada por aqueles que amam uma crise , estão na histeria de ver o Brasil quebrar pela primeira vez e eleger um certo governador em 2010 .....mas isso não interessa aqui , não por agora .

- A questão do ''Sub-Prime'' nunca aconteceria no Brasil , pois a oferta de credito é novidade no país , mas tambem por que possuimos um sistema bancario ganancioso , mas que se mostrou util em algum , provando a velha maxima do ying-yang .

- Com isso tudo seria o fim do capitalismo selvagem do homem primata do século XXI ? Pelo menos ele não voltará a ser o mesmo , e com a onda neo-liberal tendo mostrado seu fracasso , tende-se nos próximos anos , ascenção de governos de carater sociais-democratas ou mesmo socialistas . Até mesmo nos EUA a realidade de se eleger alguém mais esquerda do que é a grande direita que é a politica norte-americana é paupavel devido a realidade da iminente recessão que sem duvida haverá em 2009 e muito provavelmente em 2010 . Mesmo na China a expectativa de crescimento é menor , oque seria muito saudavel a economia asiatica , pois não folego que aguente tanto crescimento em tão pouco tempo .

- O Brasil fez o dever de casa e sairemos com alguns arranhões , coisa pouco perto da UTI que os mercados europeus e norte-americanos estão . O sobe e desce é comum já para os brasileiros tão acostumados a crises , e ficamos tão experientes , que mesmo essa sendo comprarada a crise de 29 , que mesmo os especuladores estão tendo trabalho para conseguir o seu com esta tsunami , como bem disse o presidente .

- Não deve chegar a marolinha que o mesmo Lula disse , mas um mar um pouco revirado , mas nada além disso . Parabens a politica economica do governo atual , que o anterior (que diga-se de passagem está louco de inveja com o jeito certo que Mantega e mesmo Meirelles estão fazendo ) resolvia tudo no FMI , aqui se resolve em Brasilia mesmo , no NOSSO BaCen , no nosso Ministério da Fazenda .