quarta-feira, outubro 29, 2008

De Henry Mancini a Pantera 4: Os 10 discos internacionais mais importantes da minha vida

- Antes da diversão um adendo : Comentário anonimo é covardia , este espaço está aberto a debates sempre , então por favor se identifique para uma conversa decente . Grato !

- Eu adoro listas , não é a toa que um dos meus filmes favoritos é "Alta Fidelidade" , com seus top 5 de tudo na vida , mas este é um top 10 baseado na minha vida , e nos discos que a marcaram de forma definitiva nestes 23 anos que possuo .

- Foi dificil e tive que eliminar muitos albuns que amo , mas só os muito importantes , que realmente fizeram diferença na minha vida . Então não é nada convencional , e diferente das listas que geralmente saem em revistas de musica . Teve algumas regras como ser album de carreira , e não ser ao vivo ou coletaneas .

- Ai vai :




X. Alanis Morissette - Jagged Little Pill :

Este album tem uma historia interessante , pois como ultimo da lista , tambem foi o ultimo a entrar na lista . Alanis foi a primeira cantora que notei fazendo um rock com uma sonoridade tipica anos 90 , mas sem soar mediocre ou pop demais . Fui comprar mesmo este disco apenas no final de 2003 , mas todos os singles marcaram muito nos anos 90 a vida de qualquer pessoa que escutasse este discaço !

IX. Silverchair - Neon Ballroom :

Este sem duvida tinha que estar na lista . No inicio não gostava de "Anthem for the year 2000'' , mas quando ouvi "Ana's Song'' , e via o clipe em alta rotação na MTV na época , fizeram eu comprar o disco e ouvi-lo muito há quase 10 anos atrás . Neste disco tambem tem "Spawn Again" e " Emotion Sickness'' duas canções poderosas e pesadas que fizeram o Silverchair se afastar do rotulo de ''Nirvana de Pijamas'' . Um disco essencial para qualquer admirador do pós-grunge ou de rock em geral .

VIII. Oasis - Be Here Now :

Fiquei em duvida se botava esse ou o "What's The Story(Morning Glory)" , mas este ganhou por ter mais canções que me marcaram do que este disco . Apesar do disco não ser tão bom quanto o primeiro , e a prepotencia dos irmaos Gallagher ter chegado a niveis estratosféricos , a bolachinha tem até participação do Johnny Depp , e a influencia de Beatles estar mais forte do que nunca , tem uma canção , "Stand By Me'' que me faz amar este disco até hoje .

VII. Louis Armstrong And His All-Stars - Satch Plays Fats :

O disco que me fez virar um apaixonado por jazz ! Nunca esqueço do dia que surrupiei este discaço da casa do avô , junto com um do Miles Davis , para conhecer , e dias depois não parava de escutar . A cantora Velma Middleton foi ofuscada pela parceria com Ella Fitzgerald , mas canta tão bem que até podemos confundi-las . O disco possui um dos clássico da carreira de "Satch'' que é "Ain't Misbehavin'' , mas possui outras cançoes igualmente poderosas . Um disco indispensavel !

VI. Dead Kennedys - Fresh Fruit For Rotting Vegetables :

Sempre fui fã de musica rápida e pesada . Ou seja sempre gostei de Hardcore , mas sabia muito pouco até escutar este disco . Ele é considerado o primeiro disco do chamado Hardcore Californiano , mas com um peso e uma carga politica diferente do que veio a se estabelcer o estilo . Um disco que não saia do meu velho discman prateado nos dias quentes do Rio de Janeiro .

V. Lauryn Hill - The Miseducation of ... :

Nem sempre fui fã de rap/r&b , mas com este disco , me fez mudar certas opiniões . Eu iria colocar empatado com o Fugees - The Score (Refugee Camp) , mas este ganhou por estar em alta rotação quando se abriam uma cervas e a conversa rolava até altas horas da manha , embalado pela rouca voz de Lauryn , que por acaso do destino lançou apenas este disco de carreira fora do Fugees . Uma pena .

IV. Daft Punk - Discovery :

Sem duvida nunca fui fã de musica eletronica convencional para raves e rádios ''jovens'' , mas este disco me fez mudar do completo desprezo , para admiração com os robos franceses . Este album foi comprado no auge do sucesso deste mesmo disco com "One More Time'' . Mas não foi esta musica que me marcou mas o disco todo , que dois virou um anime de altissima qualidade , o filme "Interstella 5555" junto com album , e o som guitarreiro feito com synths e com solos a lá Van Halen marcaram minha vida de forma definitiva sendo a vir coroado com o inesquecivel show no Tim Festival de 2006 .

III. Black Sabbath - Paranoid :

Como dito no disco dos DK's , eu sempre gostei de música pesada , mas conhecia pouco até comprar em promoção este e o "Sabbath Bloody Sabbath'' , que é de igual importancia , mas ''Paranoid'' ganha por ser um disco mais coeso , e com canções inesquciveis com o hino metaleiro com o riff inesquecivel de ''Iron Man'' , a musica titulo de uma velocidade que iria influenciar até o punk , e as power accords de Tony Iommi ...Fundamental a todo amante de Heavy Metal !

II. The Beatles - White Album :

Eu nunca levei fé nos Beatles até escutar este album . Achava ié-ié-ié demais . Até escutar esse album , que mudou minha opinião em relação a tudo . Eu achava que os caras de Liverpool nunca tinham usado distorção ...Ledo engano ao escutar "Back In USSR'' , "Happiness is a Warm Gun" , "Birthday'' , e claro "Helter Skelter" com suas 3 guitarras (John ,George e Jimmy Page) . Para mim foi mais importante que o ''Sgt. Peppers'' .

I. Nirvana - Nevermind :

O disco que definitivamente mudou tudo em relação a música na minha vida . Eu nunca esqueço o dia que escutei pela primeira vez na casa de um ex-amigo . Eu sabia que dali a minha vida em relação a música mudaria completamente , na primeira virada de "Smells Like Teen Spirit'' . Dali a saber que este era um clássico e que tinha mudado a minha vida de vez , foi algum tempo , mas pela eliminação e ordenação desta lista , eu percebi que foi realmente ''O'' disco . Sem possibilidade de não possui-lo em sua coleção .


- Ainda vai ter a edição nacional !!! Aguardem e por favor comentem !

- E você ? Quais discos que marcaram a sua vida ?

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Po, não tenho como listar agora os cds mais importantes... mas quero saber se vao rolar alguma lista em que o meu nomezinho lindo apareça... Tipo: pessoas mais importantes da minha vida, pessoas que mudam meu humor, pessoas que não podem faltar.. num preciso nem se a numero 1, mas creio que não vai ter, né???
Mas assim como SEMPRE falo que AMO ler seu blog...
Continue... sempre!
T amo

11:54 PM  

Postar um comentário

<< Home