sábado, junho 27, 2009

Retrato em Branco e Preto : O Fim de Uma Era

- Sim , vou falar de Michael Jackson .Vou falar do primeiro artista que me chamou atenção na vida , vou falar minhas opinioes sobre o que ocorreu e por que tenho certeza que este fim não era esperado agora .Vou falar do cara que fazia eu parar na frente da tv para assistir seus clipes , cujo formato ele determinou para mais de uma geração . Vou falar que com a morte dele , o caixão da industria musical como conhecemos foi definitivamente fechado .

- Ainda lembro do dia em que estreiou ''Black or White'' no Fantástico , pois a MTV ainda engatinhava no Brasil e ainda não tinha idéia que iria se tornar uma Globo para pré-adolescentes a partir de 2006 .

- Michael me chamou atenção depois mais velho com a quantidade de canções de alto nivel e discos impecaveis como ''Off The Wall'' ( pessoalmente meu favorito ) e inigualavel ''Thriller'' , que está hoje em um patamar que apenas albuns como ''Sgt. Peppers'' , ''London Calling'', "Black Sabbath" e por que não ''Nevermind'' chegaram : a posição de albuns clássicos de musica . QUALQUER tipo de música !

- Seu talento era tão impar que juntava um arrajador de jazz que sempre foi Quincy Jones com a virtuosidade de Eddie Van Halen . Que fazia clipes não com diretores quaisquer mas com Spike Lee , John Landis e Martin Scorcese . Que definiu a partir dos anos 80 o que o conceito de entretenimento em concertos transformando-os em espetaculos inigualaveis . Que juntava a boa voz , com passos de dança tecnicamente dificeis até mesmo para bailarinos profissionais .

- Nos anos 90 foi engolido pela sua fama e dinheiro , e se engana quem acha que MJ só lançou "Dangerous'' na década passada , com sua coletanea vinha um disco com canções ineditas desde ''You Are Not Alone'' até a infame para nós brasileiros '' They don't really care about us'' . E ainda o remix destas em ''Blood on The Dancefloor'' .

- Mesmo no que é considerado seu pior album ''Invincible'' de 2001 , a qualidade e superioridade musical ainda era evidente . Mas já era tarde , Michael já tinha sido engolido pelo mosntro que ele mesmo criou e conquistou : Seu Ego.

- Confesso que estou realmente abalado com a noticia de sua morte no dia de ontem , mas quem sabe , isto não deu fim a demonios internos e sua eterna insatisfação com sua propria imagem , que acredito sim que tinha vitiligo (as manchas na sua mão eram evidentes na sua ultima coletiva), mas que isso só serviu de pretexto para uma transfiguração para uma aparencia parecida com os monstros de ''Thriller'' .

- Michael Jackson foi o maior nome da música junto com os Beatles . Isto é indiscutivel !

- Agora ele se eterniza no olimpo dos Deuses que a musica produziu como Elvis Presley ,Bob Marley , John Lennon e Freddie Mercury . Agora veremos uma série de pseudo-analistas como Sonia Abrão e Datena querendo falar sobre ele ! Será que eles ouviram alguma vez um disco de MJ inteiro ?

- Eu tenho certeza , mesmo com artistas de qualidade alta que tivemos , até mesmo nesta década perdida que foram os 00' , nada , nem ninguem jamais , se igualará a Michael Jackson , o maior simbolo da cultura pop contemporanea do século XX .

- Sua musica fica e sem duvida sou um dos 750 milhões que possuem seus discos , sejam o formato que for ( LP ,CD ,Dvd ou MP3 ) , e certamente fui afetado musicalmente pelo talento imensuravel desde homem que queria ser Peter Pan e nunca crescer , e pagou caro por isso .

- Então vá : ''Siga a segunda estrela a direita e então direto até o amanhecer''

- Este sem dúvida foi o post mais dificil de escrever da minha vida musical .

- Muito Obrigado ! Descanse em Paz !

- Por um fã desde que se entende por gente .

1 Comments:

Blogger Unknown said...

É... vc resumiu bem o abalo que a música pop sofreu com esta perda. Eu não sou grande conhecedora do trabalho dele, mas, em termos coreográficos, ele marcou época. Acho que a morte lhe salvou dele mesmo, de sua auto-destruição, do medo do espelho.

6:33 AM  

Postar um comentário

<< Home