quarta-feira, julho 08, 2009

Retrato em Branco e Preto II : Apenas o Fim

- Tive que escrever novamente sobre Michael Joseph Jackson após a missa pop que foi seu funeral no dia de ontem . Cheguei a tentar postar no meu twitter os momentos iniciais e pensar que apenas aquilo seria suficiente .

- Mas não foi . Não é ...Quando se trata de Michael Jackson , tudo sempre foi tratado no superlativo .

- Não é o aspecto da cerimonia em si , mas o seu significado . Já ví funerais gigantescos como de Ayrton Senna ( mesmo MJ não o superou , na minha opinião ) , da Princesa Diana , e não tinha nascido quando Elvis , Lennon ou Marley subiram , ou era muito novo quando por exemplo Freddie Mercury perdeu sua batalha contra a AIDS e não entendia . Hoje eu entendo .

- Se as gerações passadas perderam idolos , a minha que cresceu com Michael Jackson , e a anterior que o viu crescer e se tornar o maior simbolo de qualquer industria ligada a entretenimento no mundo , se tornando ''o'' artista , algo que Prince tentou se afirmar nos anos 90 , nunca chegou perto de observar algo semelhante ; mas o verdadeiro artista sempre será Jacko .

- Geralmente os seguidores que fazem a homenagem . Ontem não , Lionel Ritchie e Smokey Robinson , que influenciaram muito todo o soul , o mestre Stevie Wonder dizendo que não imaginaria estar vivo para presenciar isso . É claro que houve a geração que o viu crescer como Mariah Carey ( que por mais que tente a idade está chegando ) , Usher , que junto com Ne-Yo e Justin Timberlake , pelo menos no lado musical são herdeiros diretos do seu estilo ...mesmo que os dois primeiros tenham um ranço ''gangsta'' . E Jennifer Hudson , quando cantou ''Will You Be There''...confesso que quando entrou a voz de Michael não teve como segurar as lagrimas ...Sim , chorei com a musiquinha do ''Free Willy'' .

- O fato de Paris Michael ter se pronunciado nem que fossem 30 segundos , chamou atenção do mundo para uma menina de 11 anos que perdeu o pai . Sem piadinhas , sem sacanagem , sem duplos sentidos , uma menina que perdeu o pai e que a mãe nunca se importou ...a historia triste de MJ pode se repetir , talvez ? Sim ....mas , houve algo nos olhos de Paris que soou verdadeiro , coisa que nenhuma manipulação midiatica ou papparazzi pode nos dizer ...apenas sua filha , que não importa se biologica ou não , foi criada como tal . Observem esta menina no futuro pois acho que ela se salvará da ganancia de Joe e Katherine pelo dinheiro do filho , ou da inveja de irmãos como LaToya que sempre o atacou e cinicamente estava no palco chorando lágrimas de crocodilo .

- Mas eu acho tambem que é verdadeiro o sentimento dos Jacksons Five remanescentes como Jermaine , Tito , Marlon e Jackie e sua irmã mais nova Janet como a segunda mais famosa do clã , parece que soa verdadeiro em aceitar a derrota do irmão para ele mesmo .

- Michael morreu quase no palco ...seu funeral foi em um . Agora , provavelmente seu corpo será cremado e as cinzas serão espalhadas por Neverland .

- Esse foi apenas o fim de um homem . De um irmão . De um pai .

- De seu caixão de ouro , como seu idolo máximo , James Brown , e sua cerimonia que foi certamente inspirada na de JB's em 2006 no Apollo , MJ foi velado pelo mundo num funeral que foi maior que o de João Paulo II em transmissão ...Um cantor se tornou mais importante que um representante de uma religião ? Não , ainda não ...mas seu aspecto agregador não possuia rejeição mesmo com suas plásticas e comportamentos bizarros , que a sra. Igreja tambem o faz .

- Não curamos o mundo , não somos o mundo ...mas pelo menos teremos a certeza que mesmo que MJ tenha ido e não possa existir um igual ...nós tivemos mais um icone para a eternidade da cultura mundial ...algo que será falado daqui a séculos ....quando forem resumir o século XX certamente ele estará lá ...sozinho ? Não ...certamente acompanhado dos outros nomes citados outrora ...mas em questão de popularidade ele será o cara .

- Sempre .